Obama anuncia pacote de estímulo econômico para os Estados Unidos

08/09/2011 - 8h37

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia hoje (8) um pacote de medidas para estimular a economia nacional e o mercado de trabalho, impondo cortes de despesas públicas e aumento de impostos. O anúncio é aguardado com expectativa. O pacote será apresentado à noite ao Congresso norte-americano e deve reunir propostas que totalizam cerca de US$ 300 bilhões.

No começo desta semana, Obama apelou para que o Congresso seja rápido na aprovação das medidas. A economia norte-americana ainda sofre com os impactos da crise econômica mundial, registrando uma das taxas mais elevadas de desemprego já identificadas no país - 9,1%, cerca de 14 milhões de desempregados.

Também há queixas do mercado imobiliário de que o setor está desestimulado. Para o Banco Central dos Estados Unidos, o Federal Reserve (Fed), a recuperação da economia está lenta em comparação às previsões iniciais.

Nos últimos dias, Obama intensificou visitas a várias cidades, nas áreas mais afetadas pela crise econômica internacional. Em uma das reuniões que teve, o presidente norte-americano conversou sobre desemprego e disse que há muitas estradas e pontes que necessitam de reformas e reconstrução.

A aprovação do pacote é interpretada por analistas como um teste político significativo para Obama, que no próximo ano volta a enfrentar as urnas na tentativa de conseguir um segundo mandato. As medidas do governo norte-americanos estão sendo alvo de várias críticas no Congresso, principalmente a que estabelece o aumento de impostos.

Edição: Graça Adjuto