Clinton é nomeado para conselho que pretende estimular investimentos no Haiti

08/09/2011 - 15h16

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Haiti, Michel Martelly, nomeou o ex-presidente dos Estados Unidos Bill Clinton para comandar o Conselho Diretor de Desenvolvimento Econômico Consultivo e de Investimento do país. A ideia é estimular o ingresso de investimentos no país. O Haiti, país mais pobre das Américas, ainda sofre as consequências do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que destruiu grande parte das principais cidades.

No começo desta semana, Martelly indicou Garry Conill para ser o primeiro-ministro do Haiti. Conill foi assessor de Clinton quando ele era o encarregado da Organização das Nações Unidas para o Haiti. Conill foi o terceiro nome indicado para ocupar o posto. Os antecessores tiveram as indicações rejeitadas pelo Parlamento haitiano.

Algumas organizações não governamentais observam a presença de Clinton no Haiti com cautela. Para as entidades, o ex-presidente norte-americano, vez por outra, faz sugestões que são interpretadas como ingerência nos temas internos do país.

Os desafios do Haiti se concentram na reconstrução física, econômica, política, institucional e social do país. Em decorrência dos efeitos do terremoto, cerca de 220 mil pessoas morreram e milhares de famílias ainda moram em habitações provisórias. Paralelamente, o governo Martelly se esforça para organizar as instituições do país com o apoio da comunidade internacional.

*Com informações da agência oficial de notícias de Cuba, Prensa Latina

Edição: Vinicius Doria