Chuva marca desfile de 7 de Setembro em Curitiba

07/09/2011 - 12h51

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Chove muito na manhã de hoje (7), em Curitiba, mas o desfile em comemoração à Independência do Brasil transcorre normalmente no Centro Cívico. O governador Beto Richa passou as tropas em revista e autorizou o início da passagem, acompanhado do general Williams José Soares, comandante da 5ª Região Militar do Exército.

Cerca de 2 mil pessoas de 34 instituições, como escolas estaduais, municipais e grupos de escoteiros participam do desfile, que terminará com a participação de 4 mil soldados da Marinha, Aeronáutica e do Exército. Até o meio-dia, cerca de 6,8 mil pessoas, entre civis e militares, devem passar pela Avenida Cândido de Abreu, no Centro Cívico.

Para Richa, a festa cívico-militar é uma oportunidade para que sejam cultuados valores importantes como liberdade, independência e democracia. “É uma oportunidade de referenciarmos nossa pátria.”

A Polícia Militar desfila com um efetivo de aproximadamente 800 soldados, incluindo bombeiros e integrantes do Colégio Militar do Paraná.

Na capital paranaense, também será feriado amanhã (8), em comemoração ao dia da padroeira de Curitiba, Nossa Senhora da Luz. A Arquidiocese Metropolitana promove as comemorações da 3ª Festa da Luz, que ocorre de amanhã a domingo (11), no Largo da Ordem. Amanhã, às 18 horas, será celebrada missa na Catedral Basílica de Curitiba. Às 20h15, a catedral será iluminada e ocorre a queima de fogos, que simboliza o início da festa.

Edição: Talita Cavalcante