Otan suspende transferência de presos no Afeganistão após denúncias de tortura

06/09/2011 - 18h43

Da BBC Brasil

Brasília – A missão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão suspendeu a transferência de prisioneiros de guerra para detenções administradas pelo governo afegão, após acusações de torturas que teriam sido cometidas por autoridades policiais do país.

As acusações estão reunidas em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU) ainda não publicado. O documento descreve casos de prisioneiros espancados e que receberam choques elétricos.

Segundo a ONU, os casos de tortura ocorreram em prisões sob tutela da polícia e do serviço de inteligência do Afeganistão. O relatório fala em tortura sistemática e habitual. Muitos prisioneiros, vários deles detidos pelas forças da Otan, apanharam com mangueiras de borracha e sofreram abuso sexual.

Em um dos casos relatados, um jovem de 19 anos apanhou por 19 dias até morrer de hemorragia. A maioria das vítimas são supostos rebeldes e muitos estavam presos sem acusação formal.

O caso reforça a desconfiança sobre a capacidade do Afeganistão de cuidar de sua própria segurança. Não é a primeira vez que o processo é suspenso: no ano passado, as autoridades de Defesa da Grã-Bretanha paralisaram a transferência de presos para cadeias em Cabul após a Justiça britânica concluir que os detentos sofriam o risco de tortura.

As prisões mencionadas no relatório são as dirigidas pelo Departamento Nacional de Segurança do Afeganistão nas cidades de Herat, Khost, Lagman, Kapisa e Takhar. A Força Internacional de Assistência para Segurança também suspendeu as transferências para duas prisões administradas pela polícia em Kunduz e Tarin Kowt.