Primeira comunidade pacificada no Rio, Morro Dona Marta recebe serviços da Justiça Eleitoral

05/09/2011 - 15h20

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os moradores da comunidade Dona Marta, em Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro, receberam hoje (5) dois ônibus da Justiça Eleitoral Itinerante. O projeto tem o objetivo de facilitar o acesso da comunidade à Justiça Eleitoral e promover o exercício livre e consciente da cidadania. A comunidade foi a primeira a ter uma Unidade de Polícia Pacificadora (UPP).

Segundo o juiz coordenador do projeto do Tribunal Regional Eleitoral, Murilo Kieling, os dois ônibus ficarão na comunidade por 30 dias. Neste período, os moradores contarão com a emissão de títulos de eleitor por meio do sistema biométrico (o eleitor é identificado eletronicamente pela impressão digital), transferência de domicílio e regularização da situação eleitoral.

“O propósito é trazer o serviço da Justiça Eleitoral aqui para a comunidade. O cidadão terá toda a atuação de serviço que ele encontra em uma zona eleitoral. Imediatamente ele já sai com o título de eleitor”, destacou Kieling.

Segundo o juiz, o projeto deverá ser levado a outras comunidades pacificadas. “A Justiça estará presente para assegurar que cada cidadão morador dessas áreas já pacificadas tenha liberdade plena de poder escolher bem seu o candidato”, disse.

A iniciativa foi aprovada pela moradora Maria das Graças Souza Lopes, que reside há 33 anos na comunidade Dona Marta. “Eu vim aqui com a minha neta para tirar o título, porque ela vai fazer 18 anos e ainda não tem. Eu aprovo o projeto, muitas vezes a gente não tem a oportunidade de ir até o TRE pra tirar o título de eleitor e eles vindo aqui é melhor. As pessoas têm que aproveitar essa oportunidade”, disse.

O projeto Justiça Eleitoral Itinerante já esteve na comunidade do Batan, em Realengo. No local, foram feitos cerca de 2 mil atendimentos.


Edição: Juliana Andrade