Senadores apresentam manifesto em plenário defendendo que Brasília seja a sede da abertura da Copa

02/09/2011 - 17h12

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Um grupo formado por 44 senadores apresentou hoje (2), no plenário da Casa, um manifesto em apoio à candidatura de Brasília para sediar a abertura da Copa do Mundo de 2014. Autor da iniciativa, o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) disse que a capital do país representa todos os brasileiros e ainda reúne as melhores condições de infraestrutura para sediar o evento.

“Brasília nos une. Une Norte, Sul, Leste e Oeste. Une o Amapá ao Rio Grande do Sul, a Paraíba ao Rio de Janeiro e, por isso, essa manifestação que iniciei ganhou rapidamente esse ensaio, uma manifestação de carinho de vários senadores”, discursou Rêgo. “Então, são esses homens e mulheres que construíram essa cidade, que amaram há 51 anos esta cidade e que vieram para cá e, agora, têm gerações enraizadas no solo candango, que merecem essa homenagem”, acrescentou.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, que acompanhou do plenário a sessão de hoje do Senado, disse que todo o país vai se sentir representado caso a Federação Internacional de Futebol (Fifa) escolha Brasília como sede da abertura da Copa de 2014. “É importante que, em um evento desta magnitude, toda a população brasileira sinta-se representada. Nada melhor que fazer a abertura, que é uma grande recepção, aqui em Brasília”, disse.

Brasília concorre com São Paulo pelo direito de sediar a abertura do Mundial. A decisão será anunciada pela Fifa, no mês que vem. Agnelo reconheceu que, atualmente, Brasília apresenta problemas em sua infraestrutura, principalmente na área de transportes urbanos. No entanto, o governador prometeu entregar todas as obras a tempo para a abertura do Mundial.

“A maior virtude do Distrito Federal e de Brasília é a infraestrutura. Em estacionamento, oferecemos o dobro do que a Fifa solicita e estamos fazendo uma reforma no Aeroporto de Brasília, que vai aumentar [a capacidade] em 10 milhões de passageiros por ano, colocando o nosso aeroporto em outro patamar. Na Copa, o Distrito Federal será outro no transporte urbano. Hoje, praticamente não existe e é de péssima qualidade, mas será transformado em um transporte digno, correto, de vias exclusivas, que é sinônimo de dignidade”, prometeu.

Edição: Lana Cristina