Furnas diz que interrupção de energia foi causada por explosão no Circuito 3 da Linha de Transmissão Foz do Iguaçu-Ivaiporã

02/09/2011 - 23h33

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Furnas Centrais Elétricas informou na tarde de hoje (2) que solicitou ao Operador Nacional do Sistema (ONS), em caráter de urgência, o desligamento do Circuito 3 da Linha de Transmissão Foz do Iguaçu-Ivaiporã, após ter confirmado, às 16h20, a existência de gás no interior do reator do circuito.

Em nota, a estatal esclareceu que não houve tempo hábil do ONS executar a manobra e, 25 minutos depois, ocorreu a explosão da bucha do reator, desligando o circuito.

Furnas explicou, ainda, que houve o desligamento das linhas de interligação da empresa com o setor de 60 hertz (Hz) da Usina de Itaipu.

Em análise preliminar, Furnas diz que o desligamento das linhas de interligação e dos outros equipamentos da Subestação de Foz do Iguaçu não teve origem no seu sistema.

Os equipamentos foram liberados para reenergização logo após a constatação da ocorrência. A geração da Usina de Itaipu foi retomada às 17h14.

 

Edição: Aécio Amado