Depois de protestos, prefeitura de Teresina suspende aumento da passagem de ônibus

02/09/2011 - 15h37

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Depois de cinco dias de protestos violentos em Teresina, capital do Piauí, por causa do aumento das passagens de ônibus de R$ 1,90 para R$ 2,10, o prefeito da cidade, Elmano Férrer, anunciou hoje (2) a suspensão do decreto que determinava o reajuste das tarifas. A medida é válida por 30 dias, até a conclusão de uma auditoria convocada pela prefeitura.

Férrer tomou a decisão depois de se reunir com os secretários municipais durante toda a manhã de hoje. Desde a última segunda-feira (29), protestos ocorrem diariamente na capital piauiense. Os manifestantes reclamam do reajuste e dizem que o aumento não corresponde à realidade econômica da cidade.

De acordo com a prefeitura, dois ônibus foram destruídos pelos manifestantes. Os veículos foram queimados e apedrejados durante os protestos. De acordo com os empresários do setor, também há veículos que foram parcialmente danificados. O levantamento dos prejuízos ainda não foi concluído.

Ontem (1º) os empresários do setor de transporte público de Teresina retiraram os ônibus de circulação com receio de reações dos manifestantes. Cerca de 200 mil pessoas dependem dos ônibus no dia a dia na capital piauiense.

Edição: Juliana Andrade