México está em alerta por causa do Vulcão Popocatepetl que fica perto da capital do país

01/09/2011 - 10h53

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O México está em alerta por causa do Vulcão Popocatepetl, localizado ao sul da Cidade do México. A orientação é para que as pessoas evitem a área de 12 quilômetros ao redor do vulcão, que já lançou cinzas. O Centro Nacional de Prevenção de Desastres (Cenapred) do México informou que as nuvens de cinzas atingiram a região em torno da capital mexicana.

Para os especialistas, as atividades do vulcão estão dentro do padrão considerado moderado, pois houve emissões de cinzas. Segundo eles, é pequena a possibilidade de o vulcão liberar substâncias incandescentes na área próxima à Cidade do México.

As cinzas foram percebidas desde terça-feira (30), mas ontem o Cenapred divulgou dois boletins informativos, sendo que o último é das 20h10. As autoridades mexicanas informaram que os serviços de segurança e vigilância da região próxima ao vulcão estão em alerta.

A última vez que o Vulcão Popocatepetl lançou cinzas foi há dez anos, quando alcançou regiões de Santiago Xalitzintla e Puebla, mas não foram registrados danos nem prejuízos mais graves, segundo a Secretaria de Governo do México.

Edição: Talita Cavalcante