Leilão de transmissão de energia elétrica na Bovespa terá 16 empresas e seis consórcios na disputa

01/09/2011 - 17h39

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O leilão de transmissão de energia elétrica que será realizado amanhã (2) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) terá a participação de 16 empresas e seis consórcios. A licitação ocorre às 10h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa).

O leilão vai licitar 12 lotes compostos por 14 linhas de transmissão, que somam 2.051 quilômetros, além de 12 subestações. Será necessário um investimento de R$ 2,8 bilhões paras as novas instalações, que ficarão nos estados de Roraima, do Pará, de Mato Grosso, Goiás, do Paraná, de Minas Gerais, do Piauí, de Pernambuco, da Bahia, do Rio de Janeiro, de São Paulo, Alagoas e da Paraíba

Os vencedores do leilão serão as empresas ou consórcios que apresentarem o menor valor de receita anual permitida (RAP), valor a que a transmissora terá direito pela prestação do serviço aos usuários, a partir da entrada em operação comercial das instalações. A soma da RAP máxima a ser paga aos empreendedores, determinada no edital, é R$ 341,2 milhões.

Para participar do leilão, os proponentes devem dar uma garantia de 1% do valor do investimento estimado pela Aneel. As obras deverão estar concluídas de 18 a 36 meses e os contratos de concessão terão 30 anos.

Edição: Lana Cristina