Para Obama, Furacão Irene foi uma "grande catástrofe"

31/08/2011 - 15h04

Da Agência Lusa

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, classificou hoje (31) como estado de “grande catástrofe” a situação na Carolina do Norte e em Nova York, regiões mais atingidas pelo Furacão Irene. A passagem do furacão pela América do Norte deixou 49 mortos nos Estados Unidos, Canadá e Caribe.

Obama anunciou o desbloqueio de fundos federais para as operações de socorro, tanto na Carolina do Norte como em Nova York. Os custos para consertar parte dos estragos causados pelo furacão ficarão entre US$ 5 bilhões e US$ 7 bilhões, segundo avaliação da sociedade de gestão de risco Eqecat.

Segundo dados oficiais, 43 pessoas morreram nos 11 estados norte-americanos atingidos pelo Irene. Antes de atingir os Estados Unidos, a furacão já tinha feito cinco mortos no Caribe e uma pessoa morreu foi no Canadá.

Apenas no último fim de semana, a passagem do furacão gerou inundações e prejuízos, como o corte de energia em várias cidades. Três dias após a passagem da tempestade, os serviços de socorro ainda trabalhavam no resgaste de pessoas isoladas pelas inundações em muitas localidades que permaneciam sem energia elétrica.

Em vários locais, a ajuda de urgência tem de ser distribuída por barcos, aviões e helicópteros. “O problema é a falta de acesso”, disse o chefe das operações de socorro, Dave Miller.