Defesa Civil promove amanhã simulação de alerta para enchentes em escola do Rio

31/08/2011 - 15h10

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Devido aos deslizamentos de terra que ocorreram em comunidades do Rio de Janeiro por causa de chuvas fortes nos últimos meses, a Secretaria Municipal de Defesa Civil faz amanhã (1º), a partir das 9h, o primeiro exercício simulado de alerta exclusivamente para escolas. A unidade escolhida é o Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) Antoine Magarinos Torres Filho, no Morro do Borel, zona norte do Rio, que foi a primeira comunidade a receber o exercício simulado de alerta para fortes chuvas, há cerca de dois meses.

O simulado terá a participação das turmas do 1º ao 5º anos. No exercício, as crianças deverão pegar seus kits (com remédios e documentos) e se dirigir aos pontos de apoio, que serão devidamente sinalizados pela Defesa Civil.

De acordo com a assessoria de imprensa da Defesa Civil da capital fluminense, todos receberão orientações sobre riscos geológicos das comunidades onde vivem, assim como sobre pontos de apoio e os locais onde estarão as sirenes para alertar a população para o risco de enchentes. Também serão explicados os protocolos para o acionamento do sistema, incluindo a previsão do tempo e o mensagens de alerta pelo celular.

Neste primeiro exercício, cerca de 480 pessoas, entre alunos, professores, agentes comunitários de saúde e de Defesa Civil, além de voluntários do Morro do Borel, estarão envolvidas na atividade, que contará com 15 tendas montadas pela Defesa Civil, simulando uma situação real.

Segundo a Defesa Civil do Rio, a atividade será feito em mais 26 escolas municipais situadas s em áreas de risco. A previsão é que sejam treinados cerca de 4.600 alunos durante os meses de setembro e outubro deste ano.

Edição: Juliana Andrade