Balé Kirov abre ensaio para crianças antes da estreia desta noite no Rio

31/08/2011 - 18h48

Paulo Virgílio
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Cerca de mil crianças assistiram a um ensaio aberto do Balé Kirov, da Rússia, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Com figurinos, cenários e iluminação completos, as crianças conheceram boa parte do repertório que a companhia preparou para esta turnê brasileira, que começou em São Paulo. Destaque para O Lago dos Cisnes, de Tchaikovsky, e Chopiniana, uma coreografia com música de Chopin, criada pelo coreógrafo Michel Fokine.

Uma das mais importantes companhias de dança do mundo, o Balé Kirov faz esta noite (31), no Rio, o primeiro de cinco espetáculos programados para a cidade. No feriado de 7 de setembro, o Kirov fará uma apresentação grátis na Quinta da Boa Vista, um parque público na zona norte do Rio onde está localizado o Museu Nacional, instalado no palácio de estilo neoclássico que foi residência da família imperial brasileira.

No Rio, o Balé Kirov será acompanhado pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), formada por jovens músicos de um projeto educacional criado em 2003 pela prefeitura do município do Vale do Paraíba, no sul do estado.

Embora ainda utilize o nome Kirov nas turnês fora da Rússia, desde o fim da União Soviética (no início dos anos 1990) a companhia tem como denominação oficial Balé do Teatro Mariinsky. Trata-se do nome original do grupo, que tem sede na cidade histórica de São Petersburgo. O nome Kirov foi adotado em 1935, durante o regime comunista, em homenagem a Sergei Kirov, líder bolchevique assassinado no ano anterior. Depois do Rio, a companhia fará apresentações nos dias 8 e 9 de setembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG).

Edição: Vinicius Doria