Delegados da Polícia Federal aprovam indicativo de paralisação

30/08/2011 - 19h23

Daniella Jinkings
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Os delegados da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal aprovaram hoje (30) um indicativo de paralisação da categoria. Delegados e peritos da Polícia Federal (PF) estão mobilizados por reajuste salarial, plano de cargos e melhoria das condições de trabalho.

Pela manhã, integrantes da associação de delegados estiveram reunidos com o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva, que informou a impossibilidade de acordo sobre a reposição inflacionária das carreiras neste ano. As negociações devem continuar em 2012, quando haverá um acordo para o Orçamento de 2013.

De acordo com o diretor de Assuntos Parlamentares da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal , Marco Leôncio Ribeiro, desde 2009 as reivindicações da categoria não são atendidas. “As negociações começaram em 2010, foram suspensas e retomadas agora em 2011, também sem nenhum sucesso. Os temas [da pauta de reivindicações] não têm conseguido nenhum avanço por parte da área econômica do governo”.

Na assembleia de hoje, os delegados decidiram paralisar as atividades por 24 horas. No entanto, a data para a mobilização não está definida. Segundo Ribeiro, a categoria fará paralisações pontuais por estado. “Como somos uma entidade nacional, temos de fazer um calendário com as diretorias de cada estado para definir as várias datas que vamos fazer as manifestações”.

A Polícia Federal tem 11 mil policiais, dos quais 1,8 mil são delegados.
 

Edição: Rivadavia Severo