Tempestade ainda representa riscos, diz Obama

29/08/2011 - 7h34

Da BBC Brasil

Brasil - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesse domingo (28) que mesmo depois da passagem do Furacão Irene, as cheias e cortes de energia continuam sendo um risco. “Muitos norte-americanos ainda enfrentam o risco de sérios cortes de energia que podem piorar nos próximos dias”, disse ele, em pronunciamento transmitido pelas emissoras de televisão do país. O Irene deve deixar os Estados Unidos nesta manhã em direção ao Canadá.

No pronunciamento, Obama ressaltou que os cuidados em relação ao Irene devem ser mantidos: “Quero que as pessoas entendam que isso ainda não acabou. Esforços de reconstrução e recuperação vão ocorrer e peço que os norte-americanos em locais afetados aguardem instruções de autoridades locais e estaduais”.

O presidente acrescentou que “o impacto da tempestade será sentido por algum tempo e os esforços de recuperação vão durar semanas ou mais”.

Centenas de pessoas em Nova York, que foram retiradas de suas casas antes da passagem da tempestade tropical Irene, começam a voltar para casa ontem, depois de receber permissão oficial. Não se confirmaram os temores de grandes prejuízos ou enchentes e a Bolsa de Valores de Nova York deve operar hoje (29).  O transporte público e os voos seguem suspensos.

“Estamos em uma situação boa por causa das medidas de prevenção que adotamos”, disse o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg. Segundo ele, o metrô fica fechado até que sejam feitas inspeções de segurança. Os aeroportos devem ficar fechados até pelo menos a tarde de hoje (29).

Pelo menos 18 mortes foram atribuídas ao Furacão Irene na Carolina do Norte, Virgínia e Flórida, além de inúmeros prédios destruídos e da interrupção do suprimento de eletricidade para milhões.

Ao passar pelo Caribe na semana passada, o Irene era classificado como um furacão de categoria 3, com ventos de mais de 192 quilômetros por hora, mas foi perdendo potência e passou a ser considerado uma tempestade tropical ao chegar em Nova York. Apesar de o governo norte-americano ter informado que os maiores riscos da tempestade ficaram para trás, a meteorologia diz que ainda há grandes possibilidades de cheias na Nova Inglaterra.

Mais de 3 milhões de pessoas na Costa Leste dos Estados Unidos ficaram sem energia elétrica. Pelo menos 2 milhões de pessoas se retiraram das áreas de maior risco. O governador de Nova Jersey, Chris Christie, disse que os prejuízos causados pela tempestade podem chegar a "bilhões de dólares, talvez a dezenas de bilhões de dólares".