Delegacia especializada investigará mais uma suspeita de agressão por homofobia em São Paulo

29/08/2011 - 20h11

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Mais uma agressão por suspeita de motivação homofóbica foi registrada neste final de semana em São Paulo e será investigada pela Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância (Decradi). A agressão ocorreu na região da Avenida Paulista, próxima à Estação Consolação do metrô.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, por volta das 5h30 de sábado (27), o arquiteto Bruno Chiaroni Thomé, de 33 anos, e um amigo, de 30 anos, foram agredidos por desconhecidos quando passavam pelo local, sem motivo aparente.

No boletim de ocorrência, que foi registrado no sábado na Central de Flagrantes da 1ª Delegacia Seccional, na região do Brás, zona leste, não foi feita nenhuma menção à homofobia e o ato foi classificado pela polícia como lesão corporal.

Hoje (29), no entanto, os jovens fizeram uma representação para que os agressores respondam criminalmente e disseram que o crime foi motivado por homofobia, já que os agressores os teriam ofendido porque acharam que eles formavam um casal homossexual. A secretaria informou que a polícia chegou a apreender uma luminária no local, que teria sido utilizada na agressão.

Em seu perfil em uma rede social, Thomé postou uma foto em que aparece ensanguentado e diz que está “dolorido, revoltado e frustado” com o fato. Também pela internet, amigos de Thomé organizaram uma manifestação virtual “contra a intolerância homofóbica e qualquer tipo de violência gratuita”, que já conta com o apoio de mais de 5,7 mil pessoas.

No ano passado, um jovem que caminhava na Avenida Paulista com um amigo foi agredido com socos e pontapés por cinco rapazes. Câmeras instaladas na avenida flagraram o ato. Os agressores utilizaram uma lâmpada como bastão para atingir o jovem.

Edição: Lana Cristina