Furacão Irene perde força, mas causa inundação em Nova York

28/08/2011 - 13h28

Da BBC Brasil

Brasília - O Furacão Irene, que atingiu a cidade de Nova York neste domingo (28), perdeu força e teve sua categoria rebaixada para tempestade tropical.

Mesmo assim, chuvas fortes atingiram a cidade e há o temor de que o nível da água suba 2,4 metros, ultrapassando as barragens que protegem Manhattan.

Os ventos da tempestade chegam a 100 quilômetros por hora e já teriam causado oito mortes nos Estados Unidos, desde que atingiu a Costa Leste do país no sábado (27).

Uma correspondente da BBC em Nova York informou que as ruas estão quietas e vazias na manhã deste domingo.

O sistema de transporte da cidade foi fechado e o prefeito, Michael Bloomberg, afirmou que é muito tarde para as pessoas deixarem suas casas.

Cerca de 370 mil habitantes das áreas mais baixas de Nova York receberam ordens para sair de suas residências. Mas o prefeito de Nova York alertou que, aqueles que insistiram em ficar, devem permanecer em suas casas.

Cerca de três milhões de pessoas na Costa Leste dos Estados Unidos estão sem energia elétrica. Pelo menos dois milhões de pessoas se retiraram das áreas de maior risco.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos informou que na manhã deste domingo o centro do furacão se moveu sobre Nova York. Horas antes tinha passado por Nova Jersey.