Em Minas, ministros do grupo de países Basic debatem mudanças climáticas como preparação à Rio+20

27/08/2011 - 11h43

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As mudanças climáticas e suas consequências para o mundo serão tema de discussões que ocorrerão de hoje (26) até amanhã (27), em Brumadinho (MG), durante a 8ª Reunião Ministerial de Coordenação entre o Brasil, a África do Sul, Índia e China (Basic). Os debates serão coordenados pelos ministros do Meio do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

A reunião servirá também para definir as articulações que ocorrerão sobre o mesmo tema, em Durban, na África do Sul, de 28 de novembro a 9 de dezembro deste ano, e também como um preparatório para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que ocorrerá em junho de 2012, no Rio de Janeiro.

A Rio+20 ocorrerá duas décadas depois da Rio 92, conferência que marcou época e consolidou as discussões sobre a influência da ação humana no clima. A ideia é definir um modelo internacional para os próximos 20 anos com base na preservação do meio ambiente, mas com foco na melhoria da qualidade de vida, a partir da erradicação da pobreza por meio de programas sociais, o estímulo à economia verde e ao desenvolvimento sustentável obtido por meio de ações globais.

A estimativa é que cerca de 45 mil pessoas deverão estar envolvidas nas discussões e organização da cúpula. Sob o comando da Organização das Nações Unidas (ONU), a Rio+20 terá como secretário-geral o diplomata chinês Sha Zukang. Presidirá o evento a presidenta Dilma Rousseff.

Nas discussões de hoje em Minas Gerais, participarão a ministra de Relações Internacionais e Cooperação da África do Sul, Maite Nkoana-Mashabane, que presidirá a conferência de Durban; o vice-presidente da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China, Xie Zhenhua; e o vice-ministro para o Meio Ambiente e Florestas da Índia, J.M. Mauskar.

Os debates ocorerrão em uma das áreas consideradas mais bonitas do país. O Inhotim, espécie de jardim botânico que abrigará o encontro, está a 60 quilômetros de Belo Horizonte e ocupa cerca de 100 hectares, apresentando vegetação com espécies tropicais raras.

As atividades desenvolvidas na reserva são promovidas pelo Instituto Inhotim – uma entidade privada e sem fins lucrativos. No local, é mantido um acervo com 13 galerias que englobam pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de renomados artistas brasileiros e internacionais.

Edição: Lana Cristina