Prédio da ONU na Nigéria é alvo de ataque à bomba

26/08/2011 - 9h56

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O prédio que abriga escritórios da Organização das Nações Unidas (ONU) em Abuja, capital da Nigéria, sofreu hoje (26) um ataque à bomba. O edifício fica na mesma área da Embaixada dos Estados Unidos. Pelo menos dez pessoas morreram. O crime ocorreu por volta das 11h (7h em Brasília).

Com a explosão, o térreo foi destruído. Não há um número preciso sobre os feridos. A polícia isolou o local e iniciou as investigações. As informações preliminares indicam que a explosão do prédio ocorreu porque um carro-bomba foi estacionado em frente ao edifício. Mas não há detalhes.

Nos últimos meses, a Nigéria tem sido alvo de ataques à bomba de grupos radicais islâmicos. A polícia suspeita que o crime de hoje tenha sido cometido pelo grupo Boko Haram, mas não foram divulgadas mensagens nem reivindicações sobre a autoria do crime.

Historicamente, a Nigéria é marcada por inúmeras guerras civis. Os embates por questões políticas, étnicas e religiosas ocorrem no país há séculos. O atual presidente Olusegun Obasanjo foi eleito em 2003 em meio a um processo político tumultuado e suspeito de irregularidades.

*Com informações da agência pública internacional da África, AfricaNews.//Edição: Graça Adjuto