Novas formas de tratamento das doenças alérgicas estão sendo debatidas em encontro no Rio de Janeiro

26/08/2011 - 19h02

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As doenças alérgicas estão sendo discutidas em um encontro que reúne, na capital fluminense, cerca de 430 médicos alergistas de todo país. Para a presidente da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), Solange Rodrigues Vale, o evento também tem o objetivo de ampliar a divulgação sobre novas técnicas e diagnósticos da doença.

Entre os novos tratamentos, ela destaca o que é feito por meio da terapia sublingual. "Em termos de imunoterapia, estamos com a chegada da terapia sublingual, que tem demonstrado cada vez mais a sua eficácia [no tratamento de alergias provocadas por alimentos]”.

Solange Vale disse ainda que um dos maiores problemas no diagnóstico das doenças alérgicas é o desconhecimento das pessoas que não procuram imeditamente um especialista quando apresentam um quadro de alergia.

“O paciente que tem problemas alérgicos no nariz, procura o otorrinolaringologista; se tem problema no pulmão, procura o pneumologista; e se tem na pele, o dermatologista. Então, na verdade, as alergias devem ser vistas pelo médico alergista. Porque ele, sim, terá o conhecimento e as ferramentas para o tratamento e estará apto a fazer o diagnóstico de doenças alérgicas”, disse.

 

Edição: Aécio Amado