Chávez começa nesta semana a terceira etapa da quimioterapia

25/08/2011 - 8h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, pretende começar nesta semana a terceira etapa do tratamento de quimioterapia para a cura do câncer. Para as outras duas fases, Chávez foi a Havana, em Cuba. A doença foi diagnosticada no começo do ano e, desde então, ele se submete a tratamento. O presidente disse que já perdeu cerca de 20 quilos.

"Tudo isso é preventivo, aqui estou inteirinho. Posso gastar três e até quatro horas [falando], parado aqui, para responder às perguntas que vocês quiserem. Só que estou em ritmo diferente devido à quimioterapia", disse ontem (24) o presidente a um grupo de jornalistas, na sede do governo.

Segundo Chávez, por recomendação médica foi obrigado a mudar parte de sua rotina de trabalho, reduzindo o ritmo. Ele garantiu que segue de forma disciplinar as orientações dos médicos.

No começo desta semana, Chávez foi homenageado por um grupo de estudantes. Na cerimônia religiosa, um culto ecumênico, os estudantes apareceram com as cabeças raspadas a exemplo do presidente, que se emocionou.

As autoridades venezuelanas e cubanas não revelam detalhes sobre o tipo de câncer que afeta Chávez. As informações se limitam ao que o presidente contou. Segundo ele, foi retirado um tumor da região pélvica e a partir de então começou o tratamento para a cura da doença.

*Com informações da agência pública de notícias da Venezuela, AVN.//Edição: Graça Adjuto