Participantes da Jornada Nacional de Lutas entregam carta de reivindicações a Marco Maia

24/08/2011 - 14h52

Priscilla Mazenotti*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Integrantes de organizações não governamentais, sindicalistas e estudantes se reuniram hoje (24) com o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS). O grupo entregou ao deputado a lista de reivindicações da manifestação chamada Jornada Nacional de Lutas, que ocorre em Brasília. Entre os pedidos estão mais recursos para saúde e educação e para a reforma agrária.

A Jornada Nacional de Lutas é organizada pela Coordenação Nacional de Lutas (Conlutas) e pela Assembleia Nacional dos Estudantes Livres (Anel). O movimento reuniu cerca de 20 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios.

O grupo defende a destinação de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação, assunto que está em discussão na Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PL 8.035/10), e pede mudanças na política econômica brasileira.

A pauta de reivindicações foi entregue, ainda, ao ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e a representantes do Judiciário.

Segundo o coordenador da Conlutas, José Maria Almeida, o ministro Gilberto Carvalho ficou de encaminhar à presidenta Dilma Rousseff e à ministra do Planejamento, Miriam Belchior, as reivindicações relacionadas aos servidores federais e à política econômica.

O movimento pediu, por exemplo, aumento salarial e o fim do fator previdenciário na concessão de aposentadorias. Os movimentos também foram convidados a participar de mesa de discussão, da Secretaria-Geral da Presidência, sobre o desalojamento de famílias por causa das obras da Copa do Mundo, outra demanda da marcha.

*Colaborou Carolina Pimentel
Edição: Talita Cavalcante//A matéria foi ampliada às 17h40