Oposição na Líbia promete eleições gerais em oito meses

24/08/2011 - 7h47

Da Agência Lusa

Brasília – O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mustafa Abdeljalil, disse que em oito meses serão realizadas eleições presidenciais e legislativas no país.“Em oito meses, haverá eleições legislativas e presidenciais. Queremos um governo democrático e uma Constituição justa. Acima de tudo, não queremos estar isolados do mundo como temos estado até agora”, acrescentou.

Abdeljalil, que representa a oposição ao líder líbio, Muammar Khadafi, disse que o processo de transição deve reconduzir o país a uma nova história, em antítese à passada. “A nova Líbia deve ser um país diferente da passada. A nova Líbia deve se basear nos princípios de liberdade, igualdade e fraternidade”.

Para  Abdeljalil, é fundamental ainda garantir que Khadafi seja julgado pelos atos que cometeu, envolvendo corrupção, violação de direitos humanos e crimes de guerra e contra a humanidade. O mesmo, segundo ele, deve ocorrer com os aliados do líder líbio.

“É por isso que queremos que eles sejam capturados vivos e tratados de forma diferente da forma como o coronel sempre tratou os seus adversários. Ele [Khadafi] será sempre lembrado  pelos crimes, como prisões e assassinatos de políticos, que cometeu”, disse Abdeljalil.

De acordo com  Abdeljalil, o governo provisório da Líbia pretende  construir “relações fortes com outros países baseadas no respeito e na cooperação mútua”. “Vamos ser membro ativo da comunidade internacional e vamos respeitar todos os tratados assinados no passado. Vamos garantir também que o país respeite os direitos humanos e o Estado de Direito, buscando estabilizar a paz e a segurança internacionais”.