Reatores de usina nuclear do estado da Virgínia foram paralisados com tremor registrado nos Estados Unidos

23/08/2011 - 19h38

Da Agência Lusa

Brasília – O tremor registrado hoje (23), na Costa Leste dos Estados Unidos obrigou a paralisação automática de dois reatores nucleares da Central Nuclear de North Anna, localizada na Virgínia, após um corte de energia elétrica, segundo David Heacock, presidente da Sociedade Dominion Nuclear, que gere a central.

O abalo, de magnitude 5,9 na escala Richter e com epicentro no estado da Virgínia, provocou a parada automática dos reatores da usina, que opera com uma potência de 1.800 megawatts. Assim que ocorreu o tremor, foram acionados os geradores de energia elétrica emergenciais, movidos a diesel.

O sismo foi sentido em Washington, em Nova York e na Virgínia. Segundo a agência de notícias AP, algumas pessoas que estavam na Catedral de Washington no momento do tremor feriram-se levemente. Também há estragos na catedral, na Embaixada do Equador e em várias escolas. Pelo menos três pináculos da torre central da catedral caíram e a igreja parece estar inclinada, informou o porta-voz do monumento, Richard Weinberg.