Operando em nova sede, hospital referência em cirurgias ortopédicas quer triplicar capacidade de atendimento

23/08/2011 - 20h58

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Referência nacional em cirurgias ortopédicas de alta e média complexidade, o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) retomou suas atividades nesta semana em novo endereço. Com a nova estrutura, que levou dois anos para ser concluída, o Into passa a contar com 60 salas de atendimento, permitindo ao hospital realizar cerca de 305 mil consultas por ano. A expectativa, agora, é triplicar o número de cirurgias realizadas anualmente e também o número de consultas.

De acordo com a coordenadora de transição do Into, Germana Bahr, o instituto está mudando gradativamente para a nova sede, localizada na zona portuária do Rio, tendo começado pelo ambulatório e o setor de reabilitação.

Segundo Germana, o atendimento ambulatorial será triplicado, beneficiando os mais de 20 mil pacientes que estão na fila esperando por uma cirurgia. “A gente fazia, na sede antiga, em torno de 102 mil atendimentos no ambulatório e a ideia é que passemos para 350 mil nessa nova sede”. Além da assistência ambulatorial, o Into espera melhorar o atendimento cirúrgico. Atualmente com uma média de 5,8 mil cirurgias anuais, o instituto pretende chegar a 19,7 mil cirurgias todos os anos.

De acordo com Germana, o prédio agora ocupado pelo Into e que pertenceu por mais de três décadas ao Jornal do Brasil, foi escolhido por estar desativado e também por estar localizado na Avenida Brasil, principal ligação do centro com os bairros das zonas norte e oeste da cidade e a Baixada Fluminense.

Além disso, a área portuária está sendo revitalizada devido às competições que ocorrerão no Rio, como jogos da Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016.

O Into foi criado em 1994 pelo Ministério da Saúde como órgão normalizador de procedimentos de ortopedia.

Edição: Lana Cristina