Rebeldes encontram forte resistência de forças leais a Khadafi

21/08/2011 - 16h29

Da BBC Brasil

Brasília – Os rebeldes que lutam contra o regime de Muammar Khadafi foram recebidos com forte resistência por tropas leais ao líder líbio quando tentavam chegar à capital, Trípoli. A expectativa dos rebeldes era chegar à cidade, último reduto importante de Khadafi no país, neste domingo à noite.

Centenas de combatentes que avançavam pelo Oeste da Líbia tiveram de interromper sua ação por causa do forte ataque que sofreram na cidade de Maya, a 30 quilômetros da capital.

O avanço dos ativistas a Trípoli está se dando por diversas frentes e conta com o apoio aéreo e marítimo das forças da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Segundo um porta-voz dos rebeldes, Ahmed Jibril, a ação, batizada de Operação Sereia, tem o objetivo de cercar Trípoli e obrigar Khadafi a se render ou fugir. A operação poderá durar vários dias.

O porta-voz do governo da Líbia, Moussa Ibrahim, pediu um cessar-fogo imediato, mas garantiu que Trípoli está sendo bem guardada por milhares de combatentes.

Nos últimos dias, homens e mulheres que residem na cidade receberam armas e treinamento para lutar contra as milícias anti-Khadafi.