Serras gaúcha e catarinense podem ter noite com neve e geada

20/08/2011 - 13h56

Da Agência Brasil*

Brasília – A forte massa de ar polar que chegou ao Sul do país derrubou as temperaturas e pode provocar, ainda hoje, queda de neve e formação de geada nas serras gaúcha e catarinense. Urubici, em Santa Catarina, registrou a menor temperatura da madrugada: 2 graus Celsius (ºC) negativos. No Rio Grande do Sul, as  temperaturas também ficaram abaixo de zero em alguns municípios. Em São José dos Ausentes, os termômetros marcaram -0,5ºC.

Para a próxima noite, a expectativa é de mais frio. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê mínima de -1ºC para Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A máxima não deve passar dos 16ºC.

O dia, hoje (20), amanheceu nublado com chuva no centro, leste e norte do Paraná; litoral e Vale do Itajaí, em Santa Catarina; e com chuvisco no centro, norte e nordeste do Rio Grande do Sul. Neste fim de semana , há risco de ressaca entre Torres e Florianópolis. Os ventos podem chegar a 80 quilômetros por hora no litoral catarinense, com formação de ondas de 3 metros a 4,5 metros.

Segundo o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram), essa massa polar é uma das mais intensas deste inverno. O frio intenso vai chegar, até amanhã (21), às regiões Sudeste e Centro-Oeste e à parte da Amazônia, caracterizando um fenômeno conhecido como friagem.

Para Brasília, a previsão é que a mínima caia para 12ºC na madrugada de domingo para segunda-feira (22). Apesar da queda de temperatura na região central do país, não há previsão de chuva. O Centro-Oeste segue registrando baixa umidade relativa do ar, entre 15% e 20% nas horas mais quentes do dia.

*Colaborou Lúcia Nórcio
Edição: Vinicius Doria