Leitura do processo que pede cassação do prefeito de Campinas deve terminar até começo da noite

19/08/2011 - 12h54

Da Agência Brasil

São Paulo – A sessão da Câmara de Vereadores de Campinas para o julgamento do pedido de impeachment do prefeito Hélio de Oliveira Santos (PDT) permanece na etapa de leitura do processo, que tem 1.649 páginas. A sessão, iniciada na manhã de ontem (18), não foi interrompida em nenhum momento e ainda resta a leitura de cerca de 300 páginas. A previsão é que esta etapa seja concluída até o início da noite de hoje (19).

Durante a madrugada, os 30 vereadores e demais pessoas presentes se revezaram para que não houvesse necessidade de recesso. Hoje também não haverá intervalos e, se tudo ocorrer conforme o previsto, o julgamento deve ser concluído na madrugada de sábado (20).

Na tarde de ontem, quando protocolou um pedido de interrupção dos trabalhos e de anulação da sessão, o advogado de defesa Alberto Luis Mendonça Rollo se retirou do julgamento e até o momento não retornou. Ele fez o pedido baseado em uma reportagem que mostra o vereador Aurélio José Cláudio (PDT) fazendo insinuações de que o prefeito tentou comprar o voto de alguns vereadores.

Segundo Mendonça Rollo, diante deste “fato novo” são necessárias novas investigações para que o julgamento seja válido. “Não haverá equilíbrio e imparcialidade por parte dos julgadores. As dúvidas que pairam podem induzir os vereadores a votar contra o prefeito, com medo de serem acusado de venda de voto.” Ele disse que não retornaria para acompanhar o final do julgamento na Câmara, por considerar a sessão nula. No caso de cassação do prefeito, declarou que irá recorrer à Justiça Comum.

O prefeito é acusado de negligência na apuração de fraudes nos contratos da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa); no sistema de liberação de loteamentos e na instalação de antenas de celulares na cidade.

Edição: Juliana Andrade