Futuro ministro da Agricultura defende aprovação do Código Florestal e redução dos preços dos defensivos

19/08/2011 - 21h25

Iolando Lourenço e Ivan Richard
Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Aprovação do Código Florestal, em discussão no Senado, redução dos preços dos defensivos agrícolas e adoção de novas medidas para apoiar o agronegócio. Essas são as prioridades do futuro ministro da Agricultura, o deputado Mendes Ribeiro Filho (PMDB-RS). “Tenho que fazer uma força muito grande como ministro para ser um facilitador entre a sociedade e o governo.”

Para Mendes Ribeiro, é possível fazer que haja um entendimento entre ambientalistas e produtores rurais em torno do novo Código Florestal. “Ambos têm preocupação com o meio ambiente e com a produção.”

Ele adiantou ainda que é a favor de liberação de defensivos agrícolas genéticos para reduzir os custos de produção. “Por que o preço do defensivo fora [do país] é um e dentro é outro? Existem coisas sobre as quais  temos que afinar o discurso, mostrar as dificuldades que o governo tem para fazer aquilo que tem que ser feito.”

Perguntado sobre sua ligação com a atividade rural, já que sempre teve uma atuação parlamentar mais voltada para outras temas, Mendes Ribeiro respondeu: “Não é porque não sou um homem do campo que não possa compreender e entender e saber sobre agricultura. Sou de um estado eminentemente agrícola e o conheço de uma ponta a outra. Vou fazer um esforço muito grande para estar do lado de quem sabe e fazer aquilo que a agricultura precisa”.

Mendes Ribeiro adiantou também que se reunirá com os ex-ministros da Agricultura Vinícius Pratini de Moraes e Francisco Turra na próxima semana. A exemplo do deputado, eles também são gaúchos. O futuro ministro informou que ainda não conseguiu conversar com o seu antecessor, Wagner Rossi, mas pretende falar com ele nos próximos dias.

Edição: João Carlos Rodrigues

Mendes Ribeiro Filho diz que fará mudanças no Ministério da Agricultura