Obama pede saída de Assad e anuncia novas sanções contra Síria

18/08/2011 - 12h54

Da BBC Brasil

Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu hoje (18) pela primeira vez, de forma clara e direta, a renúncia do presidente sírio, Bashar Al Assad, do poder. Obama anunciou ainda que o governo norte-americano defende a adoção de sanções econômicas e comerciais à Síria. A reação do presidente foi exposta em comunicado divulgado pela Casa Branca.

"Para o bem do povo sírio, chegou o momento do presidente Assad deixar o poder", disse Obama.
O presidente norte-americano disse ainda que a população do país deve escolher seus líderes e pediu para que não ocorra uma intervenção militar no país.

Obama apoiará os esforços para que a Síria se torne mais justa e democrática. Para isso, o presidente lembrou que foram aprovadas "sanções inéditas" para aumentar o isolamento de Assad e diminuir seu poderio militar.

"Assinei uma ordem requisitando o congelamento imediato de todos os bens em nome do governo sírio que estão sob jurisdição americana e a proibição de cidadãos dos Estados Unidos fazerem negócios com este governo", disse Obama.

A proposta norte-americana de sanções inclui também a proibição de importação de petróleo e produtos petrolíferos sírios. Cidadãos dos Estados Unidos também ficam proibidos de investir ou trabalhar em território sírio. "Esperamos que estas sanções sejam ampliadas por outras", disse Obama.