Ministra lança caravana nacional de direitos humanos

18/08/2011 - 6h44

Luana Lourenço
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A  Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República lança hoje (18) em Fortaleza( CE) a Caravana Direitos Humanos pelo Brasil, que vai percorrer o país para levar informações sobre políticas públicas e identificar violações de direitos humanos.

A ministra da SDH, Maria do Rosário, disse que a caravana quer consolidar uma “cultura de direitos humanos no Brasil” e aproximar os cidadãos de seus direitos. “Queremos mostrar  que direitos humanos dizem respeito à cidadania, educação, saúde, qualidade nos serviços públicos, ao acesso à educação básica, à informação”, listou.

As ações da caravana serão promovidas em parceria com os governos estaduais, municipais, os judiciários locais e organizações da sociedade civil. A programação inclui seminários, palestras, oficinas e audiências públicas e a prestação de serviços como a expedição de registro de nascimento e outros documentos.

“Vamos tratar de temas como jovens em conflito com a lei, mortalidade juvenil, situação no sistema prisional. A informação sobre direitos humanos pode nos levar a viver em um país que, cada vez mais fortemente, diga não à violência e produza valores de superação dos preconceitos, seja com pessoas com deficiência, comunidades tradicionais, negros, comunidade LGBT {lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros}, indígenas”, acrescentou a ministra.

Na primeira etapa, a caravana deve passar por pelo menos uma capital de cada região.

Edição: Graça Adjuto