Dilma lança Brasil sem Miséria para a Região Sudeste

18/08/2011 - 14h48

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (18) as ações do Plano Brasil sem Miséria para a Região Sudeste. As medidas visam a retirar da situação de extrema pobreza 2,7 milhões de habitantes do Espírito Santo, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Em cerimônia realizada na capital paulista, a presidenta assinou convênios com os governadores dos quatro estados: Antonio Anastasia (MG), Geraldo Alckmin (SP), Renato Casagrande (ES) e Sérgio Cabral (RJ). Eles se comprometeram a colaborar com a iniciativa federal, lançada em julho e voltada a atender cidadãos que têm renda mensal inferior a R$ 70.

“Homens, e agora mulheres, estão determinados a combater a pobreza extrema no nosso país”, disse a presidenta, em discurso. “O país precisa ter a coragem de combater o que é preciso. Miséria ainda é o nosso principal problema e o nosso principal desafio.”

Em São Paulo, o governo estadual e o governo federal vão integrar seus programa de renda mínima. Com um único cartão, famílias que se enquadrem nos critérios poderão receber benefícios do Bolsa Família e do Renda Cidadã (programa paulista).

O Renda Cidadã paga benefícios de até R$ 80 por mês a 161 mil famílias do estado de São Paulo. Segundo o governo paulista, com a parceria, 300 mil famílias passarão a receber algum tipo de auxílio. Ao todo, cerca de 1 milhão de pessoas serão beneficiadas.

“Ultrapassamos um período de disputas para unir esforço em prol dos que mais precisam”, disse o governador Geraldo Alckmin, ressaltando que a parceria entre os governos é um “marco” para o país.

Esse tipo de complementação já existe no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. O governador fluminense, Sérgio Cabral, informou que o programa de renda mínima do estado vai beneficiar até o fim deste ano cerca de 300 mil famílias. “Os estados devem assumir o protagonismo que lhes cabe no combate à extrema pobreza”, disse ele.

O Plano Brasil sem Miséria, no Sudeste, prevê ainda a expansão da rede de ensino técnico, além da instalação de unidades básicas de saúde e centros de assistência social. Prevê também medidas de incentivo à agricultura familiar na região.

Nesta quinta-feira, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, assinou acordo com representantes da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) dos quatro estados do Sudeste para a compra de produtos de agricultores familiares.

“O Brasil sem Miséria é compromisso do governo, mas é também da sociedade”, afirmou a ministra, em discurso. “Os empresários estão atendendo ao nosso chamamento”

Campello também assinou acordo com a Associação Brasileira dos Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) para que auxiliem no cadastro de famílias no Brasil sem Miséria. “Das 800 mil famílias que ainda devem ser incluídas no Bolsa Família, metade está no Sudeste”, explicou. “Vamos juntar forças e integrar todas essas famílias.”

Edição: Graça Adjuto