Chuva, vento e baixas temperaturas atingem áreas do Sul até domingo

18/08/2011 - 8h58

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - De hoje (18) a domingo (20) áreas isoladas do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul devem ter chuva forte. A temperatura, que nesta quinta-feira chega a 30 graus Celsius (°C), cai para -3°C no domingo.  

Nas  próximas horas, ventos de moderados a fortes atingem os três estados. O meteorologista Gil Russo, do Instituto Nacional de Meteorologia  (Inmet),  confirma a possibilidade de queda de neve, no sábado (20), no planalto sul catarinense e na serra do nordeste do Rio Grande do Sul.

O  deslocamento de nova frente fria pelo Sul traz a possibilidade de granizo isolado, explica a meteorologista Gilsânia Cruz, do serviço de meteorologia de Santa Cataria (Epagri.Ciram). “O acumulado de chuva pode superar os 100 milímitros (mm) em alguns pontos do estado, com risco de alagamentos e deslizamentos em áreas vulneráveis de encostas”, avisa. No sábado, a intensa massa de ar polar que atinge o estado vai provocar ventos fortes de 50 a 80 quilômetros por hora,  diminuindo a nebulosidade e derrubando as temperaturas.

Ainda no sábado, segundo a meteorologista, a agitação marítima aumenta significativamente no litoral catarinense , com picos de onda de três metros no domingo. As condições são desfavoráveis para as atividades de pesca e navegação de pequenas e médias embarcações.

O domingo será um dia  ensolarado, mas gelado. Até o momento, o indicativo é que essa massa polar seja uma das mais intensas do inverno, com o frio atingindo as regiões Sudeste e Centro-Oeste e a parte ocidental da Amazônia.

No Paraná, segundo Paulo Barbieri, do serviço de meteorologia do estado (Simepar), foram registradas chuvas com descargas elétricas (raios) nas regiões oeste, sudoeste e central na madrugada de hoje.

Edição: Graça Adjuto