Trabalhadores em situação de escravidão são encontrados em confecções de São Paulo

17/08/2011 - 21h15

Bruno Bocchini

Repórter da Agência Brasil

 

São Paulo – Quatorze trabalhadores bolivianos e um peruano foram encontrados em situação análoga à escravidão em duas confecções na zona norte de São Paulo. Eles foram libertados no último dia 26 de julho por fiscais do Ministério do Trabalho. As confecções, de responsabilidade da marca Zara, da empresa espanhola Inditex, receberam 52 autos de infração.

"Entre outras irregularidades, foram constatadas jornada de trabalho excessiva, servidão por dívida, e precária situação de higiene", disse Renato Bignami, subsecretário de Inspeção do Trabalho do ministério. Os 15 trabalhadores receberam uma indenização de R$ 150 mil. A empresa responde agora a processo no Ministério do Trabalho e Emprego.

As investigações começaram no fim de junho quando os fiscais encontraram 52 trabalhadores, também em condições degradantes, em uma confecção da mesma empresa no município de Americana, no interior de São Paulo. Os fiscais passaram então a investigar toda a cadeia produtiva da marca Zara. Os trabalhadores libertados permanecem no Brasil sob os cuidados do governo.

 

Edição: Aécio Amado