Khadafi pede apoio da população para embate que chamou de batalha da libertação

15/08/2011 - 8h41

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O presidente da Líbia, Muammar Khadafi, pediu ontem (14) que a sociedade líbia se prepare para o que chamou de “batalha de libertação”. A batalha se refere às cidades que estão sob controle da oposição. A mensagem foi transmitida pela emissora estatal de televisão. O recado foi dado apenas por meio da voz de Khadafi, não havia imagens do líder.

De acordo com relatos, a maior parte da mensagem era inaudível devido a uma falha técnica, segundo a direção da emissora que transmitiu o recado de Khadafi no momento em que se  multiplicam os rumores sobre  sua possível fuga da Líbia.

A mensagem é divulgada quando a oposição alega ter controlado as cidades do Oeste do país, como Zawiyah, Sormon e Gharyan. A televisão estatal transmitiu imagens da Praça Verde, no centro de Trípoli, onde algumas pessoas apontadas como simpatizantes do governo se concentravam com fotografias de Khadafi e bandeiras da Líbia.

Há cerca de seis meses, a Líbia está em crise. Em março, a situação se agravou com a decisão da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) de impor uma área de exclusão aérea na região. Desde então, há registros de aumento de casos de violência e mortes no país. Organizações não governamentais também informam que diariamente pessoas tentam escapar da Líbia em direção a países vizinhos e à Europa.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto