Autoridade da polícia britânica rebate críticas após distúrbios

12/08/2011 - 8h02

Da BBC Brasil

Brasília - O presidente da Associação dos Chefes de Polícia Britânicos, Hugh Orde, rejeitou as críticas feitas às táticas policiais durante os distúrbios ocorridos no país nos últimos dias 6, 7 e 8.  Orde disse que os comandantes reagiram com agilidade à gravidade dos eventos da primeira noite de distúrbios.

Segundo Orde, houve ainda elevação no contingente policial e foram adotadas táticas mais rigorosas. Ele disse também que as medidas não representam uma intervenção por parte do governo britânico.

A declaração de Orde ocorreu depois que o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, David Cameron, disse ao Parlamento que havia poucos policiais nas ruas no início dos distúrbios. Segundo o primeiro-ministro, a polícia tratou os episódios de violência como uma questão de ordem pública e, não de criminalidade.

Depois de quatro dias de distúrbios, 1.100 pessoas foram detidas por suspeitas de tumultos e atos ilícitos. Apenas em Londres houve 900 detenções desde sábado (6) e mais 371 prisões em Manchester, Birmingham e Liverpool.

A onda de violência começou após um protesto pela morte de Mark Duggan, 29 anos. Duggan foi morto por policiais no último dia 4, em Tottenham, em Londres, depois de ser abordado em um táxi por uma unidade que investiga crimes com armas de fogo no bairro. A morte gerou revolta, que explodiu no último sábado (5) em Tottenham e se espalhou para outras regiões da capital britânica.