A um mês de completar dez anos dos atentados de 11 de setembro, Obama elogia heroísmo de muçulmamos

11/08/2011 - 8h06

Da Agência Lusa

Brasília - A um mês de completar dez anos dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova York e Washington, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, elogiou ontem (10) a atuação de  “heróis muçulmanos norte-americanos” que ajudaram as vítimas.

“Os muçulmanos norte-americanos nos ajudaram a manter a segurança”, disse o presidente, lembrando que milhares de muçulmanos que integram as Forças Armadas do país apresentaram-se como voluntários em tempos de guerra.

 “Daqui a um mês, será a hora de honrar todos os que perdemos, as suas famílias e os heróis que se apressaram a ajudar nesses dias e todos os ajudaram a manter-nos a salvo durante uma década difícil”, acrescentou.

Os comentários de Obama foram feitos durante jantar com a comunidade muçulmana na Casa Branca. Os muçulmamos estão no mês do Ramadã – quando passam os dias em jejum e fazem apenas uma refeição noturna.

Segundo o presidente, os norte-americanos que ajudaram derivam de muitos “contextos e de muitas crenças” e chamou-os “patrióticos e orgulhosos muçulmanos norte-americanos”.

De acordo com Obama, a comunidade muçulmana está integrada também em equipes de segurança e ajuda como a polícia, os bombeiros, nas agências do governo, além do Congresso, como os parlamentares democratas Keith Ellison e André Carson.