Minha Casa, Minha Vida vai financiar apartamentos em prédios reformados do centro de São Paulo

11/08/2011 - 18h49

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A Caixa Econômica Federal vai financiar a compra de apartamentos em prédios reformados do centro da capital paulista. O banco negocia com a prefeitura de São Paulo mecanismos para oferecer linhas de crédito do Programa Minha Casa, Minha Vida aos futuros moradores dos apartamentos que estão sendo reformados em prédios que estavam abandonados no centro da cidade.

O superintende de Gestão da Caixa em São Paulo, Maurício Quarezemin, disse hoje (11) que as discussões com a prefeitura estão avançadas. O banco, segundo informou, quer financiar a compra de apartamentos em 50 prédios incluídos no programa Renova Centro, de revitalização do centro de São Paulo. Os prédios devem abrigar 2,5 mil apartamentos destinados a famílias com renda mensal de até dez salários mínimos. “Estamos bem adiantados”, disse Quarezemin, sobre as negociações com a prefeitura paulistana.

Segundo o vice-presidente de Governo e Habitação da Caixa, José Urbano Duarte, os apartamentos dos prédios revitalizados de São Paulo serão os primeiros financiados pelo Minha Casa, Minha Vida. O programa do governo federal, que só financiava imóveis novos, teve que ser modificado para incentivar a revitalização de áreas degradadas de grandes cidades.

Duarte informou que a Caixa já discute com outras prefeituras do país a concessão de financiamentos para compra de apartamentos em prédios que estavam abandonados e que foram reformados. “Estamos conversando com cidades na Bahia e Minas Gerais, mas São Paulo deve ser mesmo a primeira a conseguir a concessão dos empréstimos.”

Edição: Vinicius Doria