Crise econômica não vai afetar meta de investimentos do PAC, diz Miriam Belchior

11/08/2011 - 16h10

Marli Moreira
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A crise econômica que afeta os Estados Unidos e alguns países da Europa não vai alterar a meta de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A garantia foi dada hoje (11) pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela disse que, em hipótese alguma, o governo cogita rever as decisões já tomadas.

Em sua segunda etapa, o PAC vai movimentar, até 2014, o montante de R$ 955 bilhões.

“Os investimentos são fundamentais, inclusive, para enfrentar essas turbulências”, disse a ministra, depois de participar do 83º Encontro Nacional da Indústria da Construção, em São Paulo.

Miriam Belchior informou que estão preservados os recursos destinados ao Programa Minha Casa, Minha Vida, cujos desembolsos para este ano alcançam mais de R$ 30 bilhões, bem como não haverá mudança nos demais projetos.

Isso não significa, segundo ela destacou, que a economia brasileira esteja indiferente ao que se passa no resto do mundo. “Estamos preocupados, mas serenos para enfrentar essa situação como já o fizemos, em 2008”, disse, referindo-se à crise financeira internacional provocada pela instabilidade dos títulos imobiliários norte-americanos. “Vamos ver como evolui o quadro internacional para pensar se serão necessárias outras medidas”.

Edição: Lana Cristina