Tribunal da Guatemala nega direito de ex-primeira-dama disputar Presidência

09/08/2011 - 10h21

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Tribunal Constitucional da Guatemala, por unanimidade, confirmou ontem (8) a decisão do Supremo Tribunal de Justiça de negar o registro de candidatura para presidente da República a Sandra Torres, ex-primeira-dama do país. Sandra Torres se divorciou há quatro meses do atual presidente guatemalteco, Álvaro Colom. A decisão da Corte Constitucional não admite apelação.

A Corte Constitucional se baseou no Artigo 186 da Constituição que proíbe parentes do presidente da República de disputar a sucessão para o cargo máximo no país. Para os magistrados, a ex-primeira-dama tentou burlar a lei. As eleições na Guatemala ocorrerão em 11 de setembro.

Na Guatemala, a campanha eleitoral entra na reta final e em pelo menos dez municípios há previsão de tumultos e tensão. A ex-primeira-dama, de acordo com pesquisas de opinião publicadas na imprensa local, aparece como segunda nas disputas.

Liderando as intenções de voto está o candidato conservador, o general da reserva Otto Pérez Molina. Ontem, depois de anunciada a decisão da Corte Constitucional, simpatizantes de Sandra Torres permaneceram na parte de fora da sede do tribunal em solidariedade à ex-primeira-dama.

*Com informações da agência pública de notícias da Guatemala, AGN.

Edição: Talita Cavalcante