Sequestro de ônibus que parou o centro do Rio na noite de hoje acaba com saldo de três feridos e assaltantes presos

09/08/2011 - 23h21

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O tráfego no centro da capital fluminense ficou completamente parado por mais de duas horas, no começo da noite de hoje (9), depois que um ônibus que faz a ligação Praça 15 à cidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, sofreu uma tentativa de assalto.

Três homens armados invadiram o coletivo da Viação Jurema quando trafegava pela Avenida Presidente Vargas, uma das principais vias da cidade, em direção à zona norte. Avisada da ação dos assaltantes, a Polícia Militar empreendeu uma perseguição, conseguindo cercar o ônibus nas proximidades da estação do metrô na Cidade Nova.

Os policiais militares atiraram nos pneus do veículo, fazendo-o parar. Os negociadores do Batalhão de Operações Especiais (Bope) chegaram ao local 20 minutos depois, e iniciaram as conversas com os desconhecidos para que libertassem cerca de 20 passageiros que fizeram reféns.

A negociação foi difícil porque o fato de o veículo ter vidros escuros dificultou o trabalho dos negociadores. Várias ambulâncias e uma unidade de resgate de reféns do Bope ficaram posicionadas na Avenida Presidente Vargas.

Segundo informou o quartel central do Corpo de Bombeiros, dois feridos foram levados para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro; e um policial militar foi socorrido no Hospital Central da Polícia Militar, no bairro do Estácio.

Alguns dos 20 passageiros conseguiram escapar em meio à confusão e foram atendidos no prédio da Universidade Estácio de Sá, perto do local do sequestro.

Os negociadores do Bope conseguiram fazer com que os três homens se entregassem, deixando as armas dentro do coletivo, inclusive a granada que um deles ameaçava detonar. Eles foram presos e levados para a 6ª Delegacia Policial, na Cidade Nova.

 

Edição: Aécio Amado