Manifestantes voltam a protestar nas ruas das principais cidades inglesas

09/08/2011 - 17h10

Da Agência Lusa

Brasília - Os tumultos que há vários dias ocorrem em Londres e outras cidades inglesas recomeçaram no final da tarde de hoje em Birmingham, a segunda maior cidade do Reino Unido. “Temos informações sobre desordens em Wolverhampton”, onde lojas foram destruídas, “e em West Bromwich”, com o incêndio de dois veículos, de acordo com comunicado das forças policiais inglesas.

A violência eclodiu no sábado em Londres, após uma manifestação para protestar contra a morte, na quinta-feira (4), de um homem por policiais armados, e se propagou por outras cidades do país. A polícia já deteve mais de 130 pessoas em Birmingham, na sequência dos tumultos de segunda-feira até hoje. Diversas lojas foram saqueadas no centro da cidade e um posto da polícia foi incendiado.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, convocou uma reunião extraordinária do Parlamento para quinta-feira (11), após três noites sucessivas de violência que já deixaram um morto. Os tumultos no Reino Unido recomeçaram na noite de hoje em West Bromwich, Wolverhampton, Manchester e Salford, enquanto 16 mil policiais tentam blindar a capital Londres para evitar novos incidentes, segundo noticiou a cadeia de televisão britânica Sky News.

Em Wolverhampton foram atacadas e saqueadas algumas lojas. Em West Bromwich, dois veículos foram incendiados por grupos de jovens. Pelo menos 563 pessoas foram presas e 105 indiciadas desde o início da revolta na noite de sábado (6), em Londres. As folgas e licenças dos policiais metropolitanos foram canceladas e os efetivos reforçados, ainda de acordo com informações da Sky News.