Rio: Aeroporto Santos Dumont reabre para decolagens, mas continua fechado para pousos

08/08/2011 - 12h49

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Após o forte nevoeiro que atingiu o Rio de Janeiro na manhã de hoje (8), o Aeroporto Santos Dumont, no centro da cidade, reabriu às 10h para decolagens com auxílio de instrumentos, depois de ficar quase quatro horas fechado. No entanto, o aeroporto permanece fechado para pousos, porque o nevoeiro ainda não se dissipou totalmente.

O movimento nos terminais de embarque e desembarque continua muito intenso. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), até as 11h20, das 61 partidas programadas, 13 foram canceladas e 20 estão atrasadas. No caso das chegadas, das 53 programadas, 14 foram canceladas e oito registram atrasos superiores a 30 minutos.

A bancária Nardley Aguiar, de 38 anos, vai para Vitória, no Espírito Santo. O voo que partiria as 8h27 foi remarcado para as 14h. “Estou indo fazer um curso de uma semana para o meu trabalho. Perdi o primeiro dia, não tem como recuperar. Existe muita falta de informação”, disse.

A gerente de vendas Karen Soares, de 42 anos, passa por situação semelhante. O voo partiria às 7h10 e continua sem previsão. Ela acredita que, apesar do problema meteorológico, houve falhas na comunicação com o usuário. “A gente está aqui sem saber o que fazer, se vai embora, se volta mais tarde. A nossa aeronave vem de São Paulo e não está aqui. [o aeroporto] está aberto para decolagem e não para pouso. A gente não sabe que horas vai sair daqui.”

O nevoeiro também prejudicou as operações de pousos e decolagens no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, na Ilha do Governador. Segundo a Infraero, o terminal não chegou a fechar, mas, devido à pouca visibilidade, operou abaixo dos níveis e houve atrasos nos voos de chegada e partida. O aeroporto continua operando com auxílio de instrumentos.

Edição: Juliana Andrade