Receita faz operação para coibir fraudes na venda de empresas no Espírito Santo

08/08/2011 - 12h04

Daniel Lima
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Receita Federal anunciou hoje (8) o início da Operação Mascate, no estado do Espírito Santo. Em conjunto com o Ministério Público, a Secretaria de Fazenda e a Polícia Militar, todos estaduais, a ação desarticulou uma organização que, segundo a Receita, era especializada em fraudes fiscais e venda irregular de empresas no estado.

Na operação uma pessoa foi presa, mas, devido ao sigilo fiscal, o nome não foi revelado. De acordo com a Receita, ela é suspeita de idealizar as fraudes. Foram cumpridos também mandados de busca e apreensão no escritório e no domicílio dessa pessoa. Durante as investigações, foi confirmada a venda de empresas ativas e inativas que serviam para dar uma aparência de legalidade aos negócios.

A organização usava ainda “laranjas”, que são pessoas, normalmente, com baixa capacidade financeira e sem envolvimento direto nas operações, mas que assumem ou são usadas como sócias das empresas irregulares.

As companhias seriam usadas, depois de vendidas, na prática dos delitos, como lavagem de dinheiro e sonegação de impostos. Estão sendo cumpridos quatro mandados judiciais de busca e apreensão e uma ordem de prisão temporária.

Edição: Talita Cavalcante