Economia brasileira está preparada para enfrentar os desafios, diz diretor do BC

08/08/2011 - 22h51

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A economia brasileira está “excessivamente bem preparada” para enfrentar um leque de situações no cenário internacional, inclusive em caso de deterioração do quadro de incertezas nos Estados Unidos e na Europa. A garantia foi dada pelo diretor de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos, Luiz Awazu Pereira da Silva, em conversa com jornalistas, antes da audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado para discutir os rumos da crise que derrubou os mercados acionários de todo o mundo desde a semana passada.

Awazu disse as incertezas criaram a necessidade de os governos e analistas financeiros serem mais cautelosos, tanto nas ações como nas análises, porque não há condições, hoje, para saber o que vai ocorrer daqui a seis ou nove meses, por exemplo.

”O que podemos afirmar é que no Brasil temos uma economia com dinâmica forte, até por termos reagido de maneira bastante apropriada à crise de 2008”. Quanto ao cenário externo, ele acredita que a economia chinesa vai continuar crescendo, por ela mesma, mas em menor ritmo.

Também participaram da audiência, como expositores, a secretária executiva da Carteira de Comércio Exterior (Cacex), Tatiana Lacerda Prazeres; o professor de direito internacional, Paulo Roberto Almeida; e o diretor do Banco Mundial (Bird) no Brasil, Makhtar Diop. Na audiência apenas os senadores Cristovam Buarque (PDT-DF), presidente da comissão, Roberto Requião (PMDB-PR), Luiz Henrique (PMDB-SC), Pedro Simon (PMDB-RS) e Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP).

O texto foi alterado para acréscimo de informação

Edição: Rivadavia Severo