Crise afeta Bolsa de Buenos Aires que registrou queda de 10,73%

08/08/2011 - 23h14

Monica Yanakiew

Correspondente da EBC


Buenos Aires – O rebaixamento da divida norte-americana, os problemas com a economia de países da União Europeia e o temor de uma recessão mundial provocaram uma queda nas bolsas da América Latina hoje (8). A Bolsa de Buenos Aires registrou a maior queda: retrocedeu 10,73% até alcançar os 2.738,41 pontos.

Nota divulgada pelo Instituto Argentino de Mercado de Capitais disse que esta foi a décima terceira maior queda na história do índice Merval. A ultima vez que foi registrada queda semelhante, ocorreu em 21 de setembro de 2008, quando o governo estatizou os fundos de pensão privados.

As bolsas caíram porque os mercados perceberam que ainda não foi encontrada uma solução para esta crise, que dura desde 2008”, disse à Agência Brasil o economista Fausto Spotorno, da consultora Orlando Ferreres e Associados. “Não estamos vivendo apenas uma recessão, mas uma forte contração das economias”.

Segundo Spotorno, os problemas na Bolsa de Valores de Nova York afetam a América Latina “porque os fundos de investimento vendem seus ativos para conseguir maior liquidez, transferindo a crise para países como o Brasil e a Argentina”, disse.

 

Edição: Aécio Amado