Pelo menos 52 civis morrem na Síria, reprimidos pelo Exército

07/08/2011 - 15h38

Da Rádio France Internacional

 

Brasília - Pelo menos 52 civis morreram hoje (7) durante operações militares na Síria. A maioria delas, 42 pessoas, morreu em confrontos na cidade de Deir Ezzor, Leste do país, que foi tomada pelo Exército, segundo informou a Liga Síria para os Direitos Humanos.

Na manhã de hoje, milhares de pessoas tentavam deixar a cidade em direção ao Norte do país. O regime do presidente Bachar al-Assad enviou tanques de guerra a Deir Ezzor para intimidar os manifestantes contra o regime.

Hoje, a Liga Árabe fez um apelo ao governo sírio para que "cesse imediatamente", a violência contra os manifestantes. Em um comunicado oficial, a organização indica estar preocupada com a degradação da segurança na Síria. Essa é a primeira vez que a Liga Árabe se pronuncia oficialmente desde o início da rebelião popular no país, em março deste ano.

O presidente da Síria, Bashir Al Assad, justificou a repressão, alegando que é um "dever do Estado" proteger a segurança de seus cidadãos e agir contra aqueles que "violam a lei". A declaração foi feita em Damasco, depois que Al Assad se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Líbano, Adnan Mansour.

Desde o início dos protestos populares contra o regime, o governo sírio declara que as manifestações são obra de grupos terroristas e de baderneiros, que seguem ordens externas, em uma "conspiração" para desestabilizar a Síria.