Crise: Banco Central Europeu discute compra de dívida espanhola e italiana

07/08/2011 - 18h25

Da Agência Lusa

Brasília - Funcionários do Banco Central Europeu estão em conferência telefônica de emergência na tentativa de afastar o colapso financeiro da Itália, enquanto os países do G20 discutem formas de estabilizar os mercados depois do corte na nota de classificação de risco dos Estados Unidos. O G20 inclui as 19 maiores economias do mundo e a União Europeia.

Segundo a agência de notícias Associated Press (AP), está em análise a possível compra na noite de hoje de títulos do governo italiano, mas o banco (BCE) não comenta a informação.

A agência de notícias espanhola (EFE) acrescenta que a discussão será também sobre a possível compra de dívida soberana espanhola.

O Conselho dos governadores do Banco Central Europeu agendou uma reunião extraordinária para hoje às 17h (horário de Lisboa) sobre a crise da dívida e a diminuição da classificação da dívida dos Estados Unidos.

Os líderes europeus tentam evitar que a Itália seja arrastada para a mesma situação que forçou Grécia, Irlanda e Portugal a pedirem ajuda externa.

Os representantes das 20 maiores economias mundiais também discutem hoje a estabilidade nos mercados financeiros depois do histórico corte na avaliação da dívida soberana norte-americana.