Atingidos pela enchente no Vale do Ribeira começam a voltar para casa

06/08/2011 - 19h09

Flávia Albuquerque
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Moradores das cidades do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, começam a voltar para suas casas após as fortes chuvas que atingiram a região no último fim de semana e provocaram a cheia do Rio Ribeira de Iguape. Em Eldorado, as 1,5 mil pessoas que estavam desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos públicos já retornaram para suas casas, enquanto 7 mil ainda estão desalojadas e permanecem na casa de parentes. Na cidade, a mais atingida pela enchente, foi decretado estado de calamidade pública.

Em Jacupiranga, apesar de ter sido decretada situação de emergência, não há desabrigados ou desalojados. Em Barra do Turvo, os 40 desabrigados já voltaram para suas casas, mas em Registro 1,5 mil atingidos ainda não conseguiram retornar. Os serviços de água e luz estão parcialmente afetados na zona rural.

Em Sete Barras, que também decretou estado de calamidade pública, 182 pessoas regressaram para suas casas, mas 3.018 continuam desalojadas. De acordo com informações da Defesa Civil, alguns bairros rurais ainda têm dificuldade de acesso e continuam sem água. Houve, ainda, 80% de perdas na produção agrícola do município, com prejuízos nas lavouras de banana, pastagem e milho.

Em Registro, os 1,5 mil afetados continuam em abrigos públicos ou na casa de parentes e o fornecimento de luz e água (poços) foram parcialmente afetados na zona rural. A mesma situação se repete em Iguape, com 1,9 mil pessoas fora de casa.

O coordenador regional da Defesa Civil do Vale do Ribeira, Irineu Takeshita de Oliveira, disse que a água já baixou em boa parte da região e que o pico de cheia está na cidade e em Iguape. “O rio já voltou à sua calha normal e a tendência é a de baixar cada vez mais”, afirmou.
 

Edição: Andréa Quintiere