Energia gerada por usinas que integram Sistema Interligado Nacional aumenta 2,5% em julho

05/08/2011 - 13h40

Cristiane Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A carga de energia gerada pelas usinas que integram o Sistema Interligado Nacional (SIN) teve aumento de 2,5% em julho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. De acordo com o Boletim de Carga Mensal divulgado hoje (5) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o resultado reflete principalmente a acomodação no ritmo da produção industrial nos últimos meses, conforme apontam as pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em função das medidas de contenção do crédito e da alta dos juros implementados pelo governo.

Segundo o ONS, “a ocorrência de temperaturas inferiores às ocorridas no mesmo mês do ano anterior, durante parte do mês, em alguns estados do subsistema Sudeste-Centro-Oeste, também contribuiu para esse resultado”.

O Subsistema Norte foi o que apresentou a maior taxa de crescimento na geração de carga de energia em julho deste ano na comparação com o mesmo mês de 2010, de 4,7%. Em relação a junho, a região foi a que registrou a maior queda, de 2,4%.

Para o ONS, a ampliação da carga de energia no Subsistema Norte, na comparação entre julho de 2011 e julho de 2010, deve-se ao “consumo adicional, durante alguns dias do mês, de um consumidor livre da rede básica, em substituição ao seu sistema de cogeração”. Por outro lado, o ONS explica que a variação negativa em relação a junho de 2010 “tem influência sazonal e é explicada pela diminuição das perdas na rede básica, provocadas pela redução do intercâmbio com outros subsistemas”.

Em relação a junho, o crescimento da carga de energia no país foi 0,7% e nos 12 meses encerrados em julho, a carga gerada cresceu 4,2% em relação ao mesmo período imediatamente anterior.

Edição: Graça Adjuto